http://atelierpaulocastilho.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de abril de 2011

DICIONÁRIO DA MODA DE A á Z..CONTINUAÇÃO LETRA "B"

Bainha Dobra da barra do tecido de calça, saia, vestido ou casaco. É um arremate que faz a diferença no acabamento da roupa.

Balonê Saia, vestido ou short franzido na cintura, formando um balão e se fechando em direção à barra. Foi popular na década de 1950 e nos anos 1980.



Bandagem Semelhante a ataduras, esse tecido de algodão é leve, vazado, de aspecto rústico e creponado.

Bandana A origem da palavra vem do sânscrito bandhna, ou bandha, que significa amarrar. No Ocidente do século 19, as bandanas, de tamanho um pouco maior do que o atual, eram pedaços de pano que serviam de lenços e eram carregados nos bolsos para limpeza eventual de óculos e rosto. Os caubóis americanos usavam seus lenços amarrados no pescoço para se proteger de vento e areia, cobrindo nariz e boca. Foram os hippies que, no final da década de 1960, passaram a usar lenços coloridos em forma de echarpe como acessório, o que depois inspirou muitos roqueiros. Nos esportes, usam-se muito as bandanas enroladas e amarradas na testa para conter o suor.
Baquelite Uma resina, descoberta pelo químico belga Leo Handrik Baekeland em 1907, que começou a ser usada em bijuterias nos anos 1920, como pulseiras, broches, fivelas e pingentes. São feitas de diversas cores e hoje em dia são objetos de colecionadores.
Barbatana Haste removível ou não, presente em costuras de tecidos duplos que servem para dar sustentação à roupa. É usada em peças como corpetes e vestidos tomara-que-caia.

Barra Parte inferior das roupas, que, dobrada para dentro, dá acabamento e regula o comprimento de calças, vestidos, saias, camisas, casacos e camisetas. No século 19, surgiu a barra chamada italiana, que é virada para fora. O rei Eduardo VII, da Inglaterra, em viagem diplomática a Itália, teve a ideia de erguer a barra da calça para sair na chuva sem molhar a calça. As pessoas da região pensaram que o rei estava lançando moda e passaram a usar o estilo em dias secos. Mas no mundo contemporâneo de vez em quando volta a moda da barra à mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário