http://atelierpaulocastilho.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CONTINUAÇÃO DICIONÁRIO DA MODA A á Z....

Bata Blusa com modelagem evasê que geralmente vai até o início dos quadris. O modelo com inspiração indiana, feito de tecido fino, ficou popular na moda dos anos 1970. Esse modelo de blusa é muito usado por mulheres grávidas por acomodar bem a barriga.

Belle époque Requintados cavalheiros e damas caracterizaram esse período da história (1895-1914). Paris, chamada de "a capital do luxo", influenciava o mundo com suas arte, música, dança e moda. As mulheres da burguesia usavam grandes chapéus, saias compridas e cintura marcada através do espartilho, difundido pelo principal estilista dessa época, o inglês Charles Frederick Worth (1825-1895), o pai da alta-costura para os estudiosos de moda. Os homens também caprichavam no visual com fraques, casacas, colarinhos engomados, coletes, chapéus ou cartolas e bengalas. No Rio de Janeiro, então capital brasileira, o centro fervilhava de comerciantes de moda, cabeleireiros e perfumistas, todos europeus, e o ponto de encontro era a Confeitaria Colombo. Em 1914, a Revolução Industrial trouxe a produção em série para as indústrias têxteis e a moda luxuosa foi ficando apenas para festas e noites de gala.

Bengala O nome desse acessório tem origem na cidade de Bengala, na Índia, onde a matéria-prima era muito encontrada. No início, era somente um cajado feito de bambu ou junco que servia de suporte para pessoas com problemas de locomoção. A partir dos séculos 18 e 19, passou a fazer parte do traje masculino junto com o chapéu. As bengalas podiam ser encontradas em prata, osso, chifre, ouro ou madrepérola. É um acessório que dá charme e elegância a quem usa.

Blazer Paletó com modelagem reta ou acinturada e comprimento que varia da altura do ossinho dos quadris até o alto das coxas. O blazer pretoé um curinga em qualquer guarda-roupa. O modelo azul-marinho de botões dourados é um clássico e é moda no verão 2008.

Blusê Efeito de costura que se pode criar numa blusa ou num vestido. A parte de cima da peça é mais larga, terminando mais justa e ligeiramente franzida na cintura.

Boca-de-sino Calça de barra ampla em forma de sino. Diferentemente da pantalona, ela se abre apenas a partir do joelho.

Boêmio chique Estilo resgatado por famosas como a top model Kate Moss e a atriz Sienna Miller, que tem inspiração no movimento hippie e mistura peças étnicas e retrôs. Tem contrastes nas roupas entre tecidos nobres e casuais no mesmo look e aposta nos acessórios de couro ou camurça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário