http://atelierpaulocastilho.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CONTINUAÇÃO DO DICIONÁRIO DA MODA!!!

Albene Tecido produzido com fio de acetato opaco.

Alfaitaria Oficina onde são produzidas peças com cortes masculinos, como paletós, calças, camisas e coletes sob medida.

Alfinete Pequena haste fina de metal com ponta que serve para prender objetos. O alfinete tem vários tamanhos e formatos. Eles podem ser finos e médios com cabeças pequenas e chatas, para marcar peças de roupa para a costura, curtos com cabeças de plástico colorido, para colocar em quadros de cortiça ou mapas de localização. Também há aqueles que seguram as fraldas de criança, com duas hastes e uma cabeça com encaixes, que liga os dois lados. Nos anos 1940, os homens começaram a enfeitar suas gravatas com alfinetes de ponta de pérola ou pedra preciosa e as mulheres colocavam em seus chapéus para torná-los ainda mais femininos. O alfinete pode ser acoplado a botons e também vira broche. Já os punks, na década de 1980, lançaram moda ao usar esses apetrechos adornando seu próprio corpo, como no nariz, na barriga, nas sobrancelhas e muitos outros inimagináveis.

Algodão É uma fibra natural que serve de matéria-prima para a produção de vários outros tecidos. Também conhecido como cotton (terminologia em inglês).
Algodão egípcio Mais durável e macio do que o algodão convencional.
Algodão penteado O fio desse tecido se torna mais macio e resistente a partir do processo em que as fibras mais curtas são eliminadas.
Algodão pima Tão apreciado quanto o algodão egípcio, esse tecido com fibras longas é encontrado apenas no Peru.
Algodão upland De fibras curtas, o upland é o mais plantado no mundo e funciona de base para comparação de qualidade com os outros tipos de algodão.
 
Almofadinha Termo que designava um tipo de homem que nos anos 1920 vestia-se com muito cuidado e elegância, incluindo terno de corte tradicional, colete, chapéu tipo palheta, cabelo curto e sem muito volume.
 
Anágua Peça de baixo feita de tecido leve e usada como se fosse uma segunda pele. Pode ser feita de linho, algodão ou musselina. A princípio, ia até a altura dos quadris e os homens a colocavam por baixo da camisa. Só na Idade Média virou uma roupa feminina, parecendo um colete. Mas, depois de ser substituída pela camisa íntima, foi alongada e se transformou em saia de baixo. Por volta do ano de 1860, entrou na moda na cor vermelha em apoio à revolução dos camisas vermelhas, de Garibaldi. Já no século 20, ficavam escondidas, apenas para disfarçar transparências. Yves Saint Laurent, em 1970, tentou renascer a peça, colocando-a aparente por baixo de saias jeans, ao estilo camponesa.
 
Anarruga É um tecido de efeito encrespado, obtido através de processo químico.
 
FOI AI MAIS UM POUQUINHO  DE  ALGUNS SIGNIFICADOS DO  MUNDO DA MODA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário