http://atelierpaulocastilho.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de maio de 2011

DICIONÁRIO DA MODA DE A a Z - COM FOTOS!!!!!! - CONTINUAÇÃO LETRA "C"

Cloche Modelo de chapéu que tem a forma de um sino. O acessório foi destaque nos anos 1920.

Cloquê Tipo piquet, com efeito de alto relevo, produzido por fios de crepe ou de encolhimento elevado.

Colete Peça do vestuário caracterizada inicialmente pela ausência de mangas, fechamento simples ou cruzado com abotoamento frontal. No final do século 19, as mulheres passaram a usar colete com saias e blusas. Modelos de estampa risca-de-giz foram moda nos anos 1960. A versão atual é curta e pode ser aberta, ter botões ou zíper.

Cordonê São cordões torcidos, geralmente feitos de fios de algodão ou de seda, utilizados para enfeitar, fechar ou dar acabamento a roupas e também acessórios.

Corpete Também conhecido como corselete, é um item do vestuário feminino que se ajusta ao peito e pode ter ou não armações de barbatana. Na Idade Média, era usado por baixo das armaduras para proteger o peito e as costas dos cavaleiros.

Cós Tira de tecido que circunda certas peças de vestuário, principalmente calças e saias, na altura da cintura. Calças com cós alto e botões estão em alta no verão de 2007/2008.

Cotelê É um tecido estriado, de algodão ou raiom, com pêlo de veludo. Durável, até o século XIX era associado a cavalariços e lavradores. Durante o século XIX foi utilizados para calções, casacos e trajes de caça. Tornou-se popular no século XX, em roupas informais, principalmente paletós, saias e calças.

Coturno Usado na antiguidade pelos atores de tragédias gregas, esse calçado cobria o pé e parte da perna, sendo amarrado a partir daí com cordões. Na moda contemporânea, esse nome designa botas de meio cano com cadarço trançado, muito usada por tribos urbanas, como skinheads e punks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário