http://atelierpaulocastilho.blogspot.com/

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DICIONÁRIO DA MODA DE A a Z COM FOTOS

CONTINUAÇÃO, VAMOS ENTRAR AGORA NA LETRA "G":


GabardineTecido com trama na diagonal, feito de algodão, lã ou rayon. Quando mesclado a microfibra e a outros fios com características impermeáveis, torna-se a matéria-prima indicada para a confecção de terno, peças como o trench coat, ideal para enfrentar tempo chuvoso.

GalaliteTipo de material plástico, formado a partir da caseína (proteína do leite) e do formol, que é usado para fazer bijuterias, botões de camisa e peças de jogo de botão. É durável, mas tem consistência frágil e baixa resistência à água.

GalochaCalçado impermeável feito de borracha ou PVC muito usado por jardineiros e garis. No último inverno, grifes como Pucci e Burberry lançaram versões de galochas bem coloridas e estampadas.

GarçonneNo início do século 20, esse era o nome dado ao visual da mulher. Depois da Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918), a emancipação feminina era um tema debatido pela sociedade. E a moda nos anos 1920 trouxe os vestidos soltos de cintura baixa e mais curtos, com faixas nos quadris e chapéus cloche (em forma de sino), cobrindo toda a cabeça. Os cabelos curtos ficavam colados ao couro cabeludo, com uma ou mais mechas pequenas grudadas e desenhadas na testa ou nas costeletas (conhecidas como pega-rapaz). O charleston era a música da época e as moças usavam muito rímel, batom vermelho brilhante e de preferência uma enorme piteira na boca. A personagem de desenho da época era Betty Boop e o livro mais famoso, lançado em 1922, La Garconne, do francês Victor Margeritte. O nome deriva da palavra francesa garçon e representa a vida independente, como de um homem, que a mulher passou a ter.

GargantilhaEspécie de colar bem justo ao pescoço e feito de pérolas, metal ou uma tira de tecido de veludo decorado com pedras. No início do século 20, ela era usada em trajes noturnos ou sustentava camafeus ou pingentes. Nas décadas de 1960 e 1970, o acessório voltou à moda. É também chamado de coleira.

GazarTecido fino, feito de seda e com textura semelhante à organza de seda pura, porém com caimento de musselina. É semitransparente, rígido e denso. Em geral, vai bem em roupas de festa e vestidos de noiva.



















GladiadorSandália inspirada no calçado dos romanos. É caracterizada por suas tiras paralelas presas a outra central.




Nenhum comentário:

Postar um comentário