http://atelierpaulocastilho.blogspot.com/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

DICIONÁRIO DA MODA DE A a Z

CONTINUAÇÃO DA LETRA "E"

Elmo Capacete usado pelos soldados e cavaleiros nas armaduras medievais. Podiam ser encontrados com viseiras ou sem e ainda podiam ter no topo da cabeça uma ponta com enfeite.

Engana-mamãe Tipo de maiô inteiriço, na frente, mas com as laterais recortadas. Olhado de costas, ele parece um biquíni.

Escarpim Sapato feminino com salto alto, levemente cavado no dorso dos pés. Pode ser combinado com tailleur em ocasiões formais ou com roupas despojadas, como o jeans, para sair à noite.

Espartilho Criado para deixar as mulheres com cintura fina no século 18, o também chamado corset era colocado sob as roupas e amarrado fortemente pelas costas. No princípio as damas da burguesia usavam a peça para se distinguir das plebeias. Com o tempo, virou lingerie, pois o acessório empina o busto feminino, deixando o corpo bem curvilíneo. Pode ser confeccionado em tecidos nobres com barbatanas para modelos de alta-costura e vestidos de noiva.

Espinha-de-peixe Padronagem cujo aspecto lembra o esqueleto de peixe, também conhecida por chevron. Confeccionada de lã, seda e algodão, vai bem com casacos, ternos e saias.

Estola Peça retangular que cobre os ombros e parte das costas, muito utilizada no Brasil na década de 1960 pela alta burguesia. Pode ser feita de peles de animais e tricô ou tecidos finos como crepe, seda e musselina.

Evasê Modelagem popular nos anos 1930 com leve abertura em direção à barra. Esta forma se assemelha a um trapézio e é mais comum em vestidos e saias, mas também pode ser usada em blusas e casacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário