http://atelierpaulocastilho.blogspot.com/

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DICIONÁRIO DA MODA DE Aa Z COM FOTOS

CONTINUAÇÃO DA LETRA "D"

 Drapeado Efeito produzido por dobras e pregas de um tecido. Aplica-se em blusas, vestidos e saias.

 Duffle-coat Casaco de lã de comprimento até os quadris ou joelhos, com capuz e botões de madeira no formato oval e com pontas. Usados por viajantes do século 13 e depois adaptados por pescadores no século 15 para proteção contra chuva, tornaram-se populares na moda tanto para homens como para mulheres. YSL surpreendeu a todos ao vestir um por cima do smoking.

LETRA "E"

Echarpe Palavra de origem francesa para designar lenço macio e longo feito de seda, crepe ou algodão, usado ao redor do pescoço.

 Egrete Palavra francesa que significa a pluma (geralmente da águia-pescadora ou da garça-real) que servia de adorno para o estilo de penteado chignon (coques feitos de diferentes maneiras, usados em festas) e nos chapéus, principalmente do final do século 19 até a década de 1940.

Elastano Fio elástico usado na composição de malhas ou tecidos planos que garante conforto e permite excelente movimentação ao corpo. A Lycra, marca que pertence à Invista, virou sinônimo deste fio.

 Elástico Material usado em tiras ou tecidos que, depois de deformado, retorna à sua forma original. É confeccionado com algodão, fios de borracha ou sintéticos. Como aviamento, serve para criar faixas e arrematar cinturas e barras.

 Elizabetano Estilo da moda referente à época da Rainha Elizabeth I (1558-1603), considerado o ápice da Renascença. As roupas são suntuosas e rebordadas de pérolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário